EMBRAER MANTÉM SUA PRESENÇA NO MÉXICO



Companhia participará da Exposição de Aviação Executiva Mexicana pela terceira vez

São José dos Campos, 9 de março de 2010 – A Embraer comparecerá à maior exposição de aviação executiva do México, que será realizada de 10 a 12 de março. A Exposição de
Aviação Executiva Mexicana (Mexican Business Aviation Exhibition – MBAE –
http://www.mbaeexpo.com) acontecerá no Aeroporto Internacional de Querétaro (QRO), a 260 km
(160 milhas) da Cidade do México.

O Phenom 100, da categoria entry level, e o Legacy 600, da categoria super midsize, estarão na
exposição estática. A Embraer marcou uma conferência de imprensa para o primeiro dia, 10 de
março, às 13h30, no salão de conferências, para apresentar toda a linha de jatos executivos da
Companhia, que também inclui o Phenom 300, Legacy 450, Legacy 500, Legacy 650 e
Lineage 1000, das categorias light, midlight, midsize, large e ultra-large, respectivamente.

“O México tem uma rica herança na aviação e a MBAE nos proporciona uma excelente
oportunidade de contato com nossos clientes. Esperamos compartilhar com os visitantes as
grandes conquistas a realizar em 2010 pela Embraer”, disse Ernest Edwards, Diretor de
Marketing e Vendas da Embraer para os EUA, Canadá, México e Caribe – Aviação Executiva.

Criada há 16 anos, a MBAE se tornou ponto de encontro anual para profissionais da aviação do
México e de outros países. Esta é a primeira vez que a exposição será realizada em Querétaro.

Sobre os jatos executivos da Embraer

O portfólio de jatos executivos da Embraer é composto por seis aeronaves: Phenom 100,
Phenom 300, Legacy 450, Legacy 500, Legacy 600 e Lineage 1000, das categorias entry
level, light, midlight, midsize, super midsize e ultra-large, respectivamente. Essas aeronaves
oferecem tamanhos de cabine e flexibilidade de alcance adequados para as mais variadas
demandas, permitindo maior produtividade no trabalho e economia de tempo nas viagens,
com conforto e privacidade.

O Phenom 100 tem capacidade para até oito ocupantes e sete opções de interior, projetadas em
parceria com o BMW Group DesignworksUSA. Com alcance de 2.182 km (1.178 milhas
náuticas), incluindo reservas de combustível NBAA IFR, é capaz de voar de São Paulo para
Montevidéu sem escalas. O jato foi certificado em dezembro de 2008 e confirmou ser o mais
rápido e com a maior capacidade de bagagem da sua categoria. O Phenom 100 tem uma
avançada cabine de pilotagem e possui um lavatório traseiro privativo como alguns de seus
diferenciais competitivos.

O Phenom 300 transporta até dez ocupantes em um espaçoso e confortável interior, também
projetado em parceria com o BMW Group DesignworksUSA. As asas enflechadas e com
winglets e os modernos sistemas a bordo foram desenvolvidos com foco no excelente
desempenho em vôo. Ponto único de reabastecimento, lavatório com serviço externo e
excelente pressurização de cabine são alguns dos diferenciais do jato. O Phenom 300 é um
dos aviões mais velozes da categoria light, atingindo 839 km por hora ou 453 nós (KTAS), e
voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros). Com um alcance de 3.650 km (1.971
milhas náuticas), a aeronave é capaz de voar de Brasília para Buenos Aires sem escalas
incluindo reservas de combustível NBAA IFR.

Lançados em 2008, o Legacy 450 e o Legacy 500 são jatos executivos de médio porte que
estabeleceram um novo paradigma nas suas respectivas categorias. Os interiores foram
projetados em parceria com o BMW Group DesignworksUSA e oferece espaço e estilo
inigualáveis. Estas aeronaves terão a maior cabine e o melhor isolamento acústico das suas
classes. Piso plano, altura de cabine de 1,82 metro, ótima pressurização e toalete a vácuo são
outras características de destaque do Legacy 450 e do Legacy 500 que complementam o
desempenho superior e os baixos custos operacionais.

O avançado sistema aviônico da Rockwell Collins – Pro Line Fusion™ – oferecerá um amplo
alerta situacional com interface altamente intuitiva. Os motores de última geração HTF7500E,
fabricados pela Honeywell, incorporam as mais recentes tecnologias para atender aos
requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível,
facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e reduzido nível de emissão de ruídos e
poluentes, diminuindo o impacto ambiental. Os jatos serão os mais rápidos das suas
categorias e os únicos equipados com o moderno sistema eletrônico de comandos de vôos flyby-
wire, tecnologia de última geração que aumenta a segurança das operações e o conforto
dos passageiros, além de reduzir a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

O Legacy 450 é projetado para transportar até nove passageiros e terá alcance de 4.260 km
(2.300 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 4.070 km (2.200 milhas náuticas) com oito
passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. O jato poderá voar sem
escalas do Rio de Janeiro para Bariloche, na Argentina.

O Legacy 500 levará até 12 passageiros e é projetado para ter alcance de 5.560 km (3.000
milhas náuticas) com quatro passageiros ou 5.190 km (2.800 milhas náuticas) com oito
passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Estas características
permitirão aos clientes voar do Rio de Janeiro para Chicago, nos EUA, com uma única parada
em Caracas, na Venezuela.

Transportando 13 passageiros (configuração padrão) com conforto e privacidade, o Legacy 600
possui três ambientes distintos de cabine. O refinado interior oferece poltronas revestidas em
couro, divã, aparador lateral, e mesas para refeição ou reunião. O avião também tem uma
espaçosa cozinha (galley) para o preparo de alimentos quentes e frios, amplo lavatório na parte
traseira, guarda-roupas, armários e sistema de entretenimento com DVD e comunicação via
satélite. O equipamento opcional High-Speed Data (HSD) e a tecnologia Wi-Fi permitem que
os clientes naveguem na Internet, acessem e-mail e transfiram arquivos durante as viagens,
proporcionando uma melhor utilização do tempo, aumento da produtividade no trabalho e mais
opções de entretenimento. A aeronave conta com um amplo compartimento de bagagem
facilmente acessível em vôo e tem capacidade total de carga de 8.100 litros (8,1 metros cúbicos
ou 286 pés cúbicos). O jato atinge velocidade de cruzeiro Mach 0,80 e tem alcance de 6.019 km
(3.250 milhas náuticas) com oito passageiros ou 6.297 km (3.400 milhas náuticas) com quatro
passageiros, ambos com reservas de combustível NBAA IFR, podendo voar sem escalas de
Manaus para Nova York, nos EUA, ou de Nova York para Londres, no Reino Unido. Mais de
170 jatos Legacy 600 operam atualmente em 26 países com altos índices de confiabilidade e
baixos custos operacionais.

O Lineage 1000 é o maior jato executivo da Embraer e tem capacidade para transportar 19
passageiros em cinco zonas de cabine. Com alcance de 8.149 km (4.400 milhas náuticas) com
oito passageiros ou 8.334 km (4.500 milhas náuticas) com quatro passageiros, ambos incluindo
reservas de combustível NBAA IFR, o jato é capaz de voar sem escalas de São Paulo para Miami
ou Nova York, nos EUA, ou para Lisboa (Portugal). O design do interior prioriza conforto e
requinte e foi desenvolvido em parceria com a Priestman Goode, do Reino Unido. A cabine
utiliza os materiais mais refinados da categoria e a grande variedade de configurações atende a
todas as necessidades dos passageiros com espaço suficiente para trabalho, descanso e reuniões.

Equipamentos de bordo incluem opcionais como a tecnologia Wi-Fi, acesso à Internet e
Electronic Flight Bag (EFB). Um amplo bagageiro traseiro, pressurizado e convenientemente
acessível em vôo, tem capacidade total de 9.140 litros (9,14 metros cúbicos ou 323 pés cúbicos) e
é o maior entre todos os concorrentes. O sistema aviônico integrado Primus Epic®, fabricado pela Honeywell, possui cinco telas de controle multifuncionais em cristal líquido (Liquid Crystal
Display – LCD), dispositivo de controle de cursor (Cursor Control Device – CCD), ajuste de
potência automático (auto-throttle), radar meteorológico com detector de turbulência e outras
tecnologias de última geração. O Lineage 1000 é equipado com o moderno sistema eletrônico de
comandos de vôo fly-by-wire.

Para atender às demandas dos clientes de jatos executivos, a Embraer investiu na criação de um
sistema de suporte composto por seis unidades próprias e uma ampla rede autorizada em todo o
mundo. A Empresa também possui parcerias com renomadas empresas de logística e
treinamento de pilotos e mecânicos, além de oferecer inspeções de rotina, manutenção
programada e não-programada e programas especiais de solução de serviços como o Embraer
Executive Care (EEC). A estrutura de suporte ao produto da Empresa abrange operações de vôo
e suporte técnico e de manutenção customizados de acordo com o perfil de operação de cada
aeronave, além de um novo Contact Center para os clientes. Tal estrutura possibilita
significativa redução dos custos e do tempo de permanência em solo das aeronaves e maximiza
os benefícios desta importante ferramenta de negócios. Para mais informações sobre os jatos
executivos da Embraer, visite http://www.EmbraerExecutiveJets.com.br.

Fonte: EMBRAER



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