Aviação Notícias – Quarta, 03 de Março de 2010



  • Bolsas de Estudos da ANAC viabilizam sonhos de jovens pilotos de avião
    Inscrições para 213 bolsas de estudos em 19 aeroclubes do Brasil vão até 25 de março Brasília, 2 de março de 2010 – A formação de um piloto de avião requer investimento bastante elevado. Considerando apenas as aulas práticas, para um aluno se tornar Piloto Privado – primeira etapa antes de iniciar na carreira – é preciso desembolsar por volta de R$ 14 mil e, para a formação de um Piloto Comercial – que já pode exercer a profissão – esse custo pode chegar até mais de R$ 70…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Aeroporto do Rio de Janeiro recebe visita de cônsul do Chile
    O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim recebeu nesta terça-feira (02/03) a visita do cônsul geral do Chile no Rio de Janeiro, Horacio Del Valle. O objetivo da reunião foi tratar da situação dos passageiros chilenos que aguardam no aeroporto pelo regresso ao país de origem, recentemente abalado pelo terremoto. O cônsul agradeceu o apoio da Infraero e de toda a comunidade aeroportuária no auxílio aos passageiros chilenos. A empresa disponibilizou ao consulado…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Aeroporto de Goiânia
    A respeito das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO), a Infraero esclarece que sempre esteve ciente da importância desse empreendimento para o desenvolvimento de todo Estado de Goiás, da região Centro Oeste e a consequente integração com todo País. Além disso, é missão da Infraero prover infraestrutura aeroportuária e oferecer conforto e segurança aos passageiros e usuários. Neste período em que a Infraero aguarda decisão da Justiça para…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Presidente da Infraero recebe governador de Tocantins
    O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, recebeu nesta terça-feira (02/03) a visita do governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim. No encontro, foram discutidas as estratégias para que o Aeroporto de Palmas/Brigadeiro Lysias Rodrigues acompanhe o desenvolvimento projetado para o o Estado. Entre as solicitações feitas pelo Governo de Tocantins está a internacionalização do aeroporto e a construção de um Terminal de Logística de Carga para atender à demanda de…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Diretor Comercial da Infraero recebe deputado federal por Cuiabá
    O diretor Comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves, recebeu na quarta-feira 24/02, na Sede da empresa em Brasília, o deputado federal Wellington Fagundes. Na reunião, foram discutidos as melhorias e os projetos previstos para o Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá – Marechal Rondon (MT). O deputado ficou satisfeito ao saber que a Infraero planeja a instalação do Módulo Operacional para o terminal. O módulo, já implantado em Florianópolis, constitui-se de salas de…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Centro de Lançamento de Alcântara completa 27 anos
    Concebido no início da década de 1980, como um dos três segmentos da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foi instalado numa área de 620 quilômetros quadrados, situado a 408 KM de São Luís. O Objetivo inicial era permitir i lançamento, a partir do território brasileiro, de um satélite nacional, levado por um foguete também desenvolvido e produzido pelo país. A primeira operação de lançamento do CLA ocorreu em dezembro de 1989, na “Operação…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • GME diversifica atuação e vai atender a Embraer
    Marli LimaO italiano Erminio Ceresa diz que já ouviu de muita gente que, aos 65 anos, poderia pensar em se aposentar. Não foi esse o caminho que escolheu. O projetista mecânico que virou empresário e veio para o Paraná há 13 anos para fornecer partes de linhas de produção para montadoras de automóveis que estavam se instalando no Estado, entrou em um novo ramo. Criou a GME Aerospace, para fabricar peças para a indústria Aeronáutica e, no futuro, para a área espacial. Novos prédios foram…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Jobim diz que entrega em 20 dias parecer sobre caças a Lula
    O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira que em 20 dias entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua opinião sobre a escolha do modelo de caça que deverá ser comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Jobim apresentará a posição para Lula que, antes de tomar a decisão final, deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para discutir os motivos apresentados pelo Ministério da Defesa sobre a escolha, segundo o ministro. “Em 20 dias eu estarei pronto com essa…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Jobim admite falha e garante que FAB não omitiu documentos secretos
    Marcelo de MoraesO ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu que houve desatenção, inclusive dele próprio, na análise do conteúdo dos documentos secretos da Aeronáutica, entregues ao Arquivo Nacional no início do mês passado, como revelou o Estado. Em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, ontem, Jobim negou que a Aeronáutica tenha sonegado a entrega dos seus documentos secretos, como tinha sido solicitado em 2006 pela Casa Civil. O ministro lembrou que poucos…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Jobim: escolha de caças em 20 dias
    Ministro anuncia que entregará relatório detalhado ao presidente Lula. FAB já tem o prediletoO ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, que vai entregar em 20 dias ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, relatório detalhado sobre a escolha da Força Aérea Brasileira para a compra de 36 caças novos. Três fabricantes concorrem na licitação. Apesar da decisão sobre a escolha das aeronaves ser prerrogativa do…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Conselho ouvirá ministro sobre políticas nuclear e espacial
    O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica é um órgão técnico-consultivo da Casa, previsto no Regimento Interno. Ele é responsável pela elaboração de estudos de densidade crítica e especialização técnica ou científica. O Conselho também faz análises de viabilidade e de impactos em relação às tecnologias, políticas ou ações governamentais de alcance nacional, sobre as quais se pretende legislar. da Câmara vai ouvir nesta quarta-feira (3) o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Jobim nega que Aeronáutica tenha ocultado documentos sigilosos da ditadura
    GABRIELA GUERREIROO ministro Nelson Jobim (Defesa) negou nesta terça-feira que a Aeronáutica tenha ocultado documentos sigilosos do período da ditadura militar (1964-1985), encaminhados este ano para o Arquivo Nacional. Jobim disse que o Comando da Aeronáutica informou ao Ministério da Defesa, em 2006, sobre a existência dos documentos, mas que a informação passou despercebida pelo comando da pasta. Jobim disse que o ministério, em 2006, recebeu das Forças Armadas um relatório detalhando como…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Jobim admite ter sido desatento com documentos da FAB
    O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou nesta terça (2) que a Força Aérea Brasileira (FAB) tenha sonegado documentos sigilosos do período da ditadura militar solicitados pela Casa Civil em 2006. Jobim alegou “desatenção” aos papéis que, segundo ele, estavam disponíveis desde que o pedido foi feito. “A FAB não ocultou nada. O que se passou, de minha parte, foi uma desatenção da necessidade de verificá-los”, disse o ministro em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Tumulto e solidariedade
    Acampados em aeroportos do Rio e de SP, chilenos protestam contra falta de voos. Apenas ajuda de brasileiros ameniza situaçãoUllisses CampbellPelo menos 4 mil chilenos estão no Brasil tentando voltar para casa e não conseguem, devido à falta de voos para Santiago. A estimativa é da embaixada chilena no Brasil. A maioria deles está em São Paulo, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, onde houve protesto por causa da falta de voos e de informações. Eles usaram uma bandeira do país e cartazes para…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Boeing tenta “virada”
    Primeiro, foi o caça francês, Rafale, anunciado pelo governo brasileiro como “negócio fechado” quando da visita do presidente Nicolas Sarkozy, em setembro passado. Nos primeiros dias de janeiro, a rota mudou. Relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) apontava uma preferência dos técnicos pelo sueco Gripen NG. Agora, com chegada da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, a Boeing deflagrou uma verdadeira operação de guerra para tentar criar a sua onda. A empresa espera que seja…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Governo pede que Unesco proteja arquivos da ditadura
    MEMÓRIA POLÍTICAGENEBRA – O governo vai pedir, amanhã, em Paris, que a Unesco proteja os arquivos da repressão no Brasil e iniciará, já na segunda-feira, a redação do projeto de lei para criar a Comissão da Verdade e Justiça no Brasil. As informações são do ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannucchi, que ontem chegou à ONU para uma série de reuniões. O ministro também assegurou que, como no caso da Aeronáutica, um volume grande de arquivos ainda serão encontrados no País em relação à…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Proposta autoriza doação de avião Buffalo ao Equador
    A Câmara analisa o Projeto de Lei 6175/09, do Poder Executivo, que autoriza o Ministério da Defesa a doar um avião C-115 Buffalo ao Equador. A aeronave, do acervo da Força Aérea Brasileira (FAB), será doada no estado em que se encontra e as despesas com o seu traslado serão pagas pelo Equador.De acordo com o Executivo, o avião tem alto custo de manutenção e causa despesas à União para a sua guarda, além de não possuir mercado. A dificuldade em encontrar peças para sua manutenção levou a FAB a…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Para Vannuchi, devem aparecer novos arquivos
    LUCIANA COELHODE GENEBRA O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria dos Direitos Humanos, espera que surjam em breve novos arquivos da repressão durante o regime militar no Brasil. A seu ver, as Forças armadas estão “sensibilizadas” com a questão, e pesa uma mudança geracional.”Essa campanha do [governo para apresentação de documentos] Memórias Reveladas deve ter sensibilizado os militares, mostrado que isso não é revanchismo, é para que o passado possa ser mesmo superado”, disse à Folha. “Se não…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Empresas aéreas ignoram norma de acessibilidade
    Aparelho elevatório para deficientes físicos está disponível em apenas 10 dos 67 aeroportos administrados pela Infraero. Segundo regra da Anac, companhias aéreas têm de disponibilizar elevador para cadeirantes quando o embarque é feito na pistaEDUARDO GERAQUEDA REPORTAGEM LOCALA tensão de uma viagem aérea para pessoas com deficiência física no Brasil, muitas vezes, pode atingir o seu pico antes mesmo da entrada no avião.Ao contrário do que exige uma norma editada pela Anac (Agência Nacional de…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Jobim pede à FAB relatório sobre documentos
    Intenção é mostrar que Aeronáutica cumpriu determinação de encontrar e reunir papéis da ditaduraDA SUCURSAL DE BRASÍLIAO ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu ontem ao Comando da Aeronáutica para lhe enviar um histórico das medidas tomadas para recolher os documentos sigilosos da época da ditadura (1964-1985) nas unidades da Força Aérea, até o encaminhamento do material para o Arquivo Nacional.A intenção de Jobim é dar entrevista ou divulgar nota hoje, mostrando que a Aeronáutica cumpriu a…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Companhias orientam passageiros
    Santiago – As três companhias aéreas que operam voos entre o Brasil e o Chile informaram ontem que os passageiros afetados pelo fechamento do aeroporto Arturo Merino Benítez, na capital chilena Santiago, poderão remarcar as passagens sem multa ou cobrança adicional. O aeroporto foi fechado para voos comerciais depois que um terremoto de 8,8 graus atingiu, no sábado, a costa do Chile, provocando a morte de mais de 700 pessoas e a destruição especialmente na cidade de Concepción, segunda maior do…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Escola Preparatória de Cadetes do Ar realiza aula inaugural de 2010
    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou solenidade da Aula Inaugural do Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (CPCAR 2010). O evento foi realizado no dia 2 de março e teve como palestrante o Vice-Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeir-do-Ar Antonio Guilherme Telles Ribeiro. Também participou da cerimônia o Comandante da EPCAR, Brigadeiro-do-Ar Alvani Adão da Silva. Após o evento, foram inauguradas as novas instalações da Biblioteca da EPCAR, que…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Escola de Aperfeiçoamento inicia curso para 115 oficiais da Força Aérea
    Nesta semana (1º/03), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) deu início às atividades da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento deste ano, formada por 115 oficiais da Força Aérea Brasileira, um oficial da Força Aérea Salvadorenha e um oficial da Força Aérea Uruguaia. Fonte: EAOAR
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica inicia curso de mestrado inédito no país
    O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em parceria com a empresa Vale Soluções em Energia (VSE), inicia hoje (3/03) o curso de Mestrado Profissional em Turbina a Gás, pioneiro no Brasil. A cerimônia que marca o início das atividades está prevista para as 9 h no Auditório B do Prédio da Computação do ITA- Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo. A solenidade contará com apresentações de Marco Antônio Raupp, Diretor Geral do…
    Mar-03 – 2010 | More ->
  • Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da FAB publica livro científico
    O Tenente-Coronel Aviador Carlos Fernando Rondina Mateus, pesquisador e Vice-Diretor Técnico do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), publicou um livro técnico internacional intitulado “Tunable Optoelectronic Devices”, o qual descreve tecnologia e aplicações de lasers, detetores e filtros ópticos sintonizáveis fabricados em semicondutores. A publicação do livro coincide com o início de um novo projeto no IEAv para o desenvolvimento de acelerômetros microfabricados em semicondutor para…
    Mar-03 – 2010 | More ->



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s