Aviação Notícias – Segunda, 01 de Março de 2010



  • Apresentação de documento na sala de embarque
    Em referência à entrada em vigor da Resolução nº 130 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no dia 1º de março, a Infraero esclarece: Para o perfeito cumprimento da norma que visa garantir segurança ao sistema de transporte aéreo, os aeroportos irão divulgar no sistema de aviso sonoro dos terminais a orientação para os passageiros portarem os devidos documentos de identificação na sala de embarque, bem como reforçar junto as empresas aéreas que, ao anunciarem o início do embarque,…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Diretor Comercial da Infraero recebe deputado federal por Cuiabá
    O diretor Comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves, recebeu nesta quarta-feira (24/02), na Sede da empresa em Brasília, o deputado federal Wellington Fagundes. Na reunião, foram discutidos as melhorias e os projetos previstos para o Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá – Marechal Rondon (MT). O deputado ficou satisfeito ao saber que a Infraero planeja a instalação do Módulo Operacional para o terminal. O módulo, já implantado em Florianópolis, constitui-se de salas de…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Aeroporto de Santiago começa a retomar atividades
    Um avião da companhia aérea Lan procedente de Lima foi o primeiro voo a aterrissar neste domingo no aeroporto internacional de Santiago, fechado desde sábado por causa do terremoto que atingiu o país.Passarela do aeroporto chileno foi destruída pelo tremorRicardo Ortega, comandante da Força Aérea do Chile, afirmou que a retomada das atividades acontecerá de forma gradual. “Alguns voos já aterrissaram. Não significa que eles vão chegar de maneira regular, mas que se está trabalhando para que…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Anac adia Congonhas
    A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desmarcou, pela quarta vez, a redistribuição dos “slots” (horários de pouso e decolagem) do Aeroporto de Congonhas marcada para hoje. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgaria na semana passada se a Anac poderia incluir os 61 “slots” da Pantanal para redistribuição. A ministra Nancy Andrighi pediu vista do processo suspendendo o julgamento. O total de horários a serem redistribuídos é de 294 mais os 61 da empresa aérea, somando 355. A Anac, por…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Até você, Lufthansa ?
    Greve de pilotos expõe fraquezas da companhia, reconhecida como uma das aéreas mais eficientes do mundo e que agora enfrenta até receitas em quedaAdriana MattosPoucas empresas construíram uma imagem de eficiência a toda prova como a companhia aérea alemã Lufthansa. Fundada em 1926, sempre foi reconhecida pelo serviço de primeira, pela pontualidade (“a virtude dos reis”, segundo seu slogan) e pela vitalidade financeira. No início do século, a Lufthansa foi uma das únicas gigantes do setor a…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Cristovam vê ‘corporativismo’ da Aeronáutica
    Senador levará caso para Comissão de Direitos Humanos; para OAB, omissão é “desserviço”O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF), acusou ontem a aeronáutica de corporativismo por ter resistido a entregar para o Arquivo Nacional documentos sigilosos produzidos durante a ditadura militar. O Estado revelou ontem que, no início de fevereiro, a aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional documentos que antes dizia terem sido destruídos. Cristovam anunciou que…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Aeronáutica tem cartas de Lamarca
    Nos documentos, ex-capitão do Exército mostra preocupação com a ‘parada’ dos grupos de combate à ditadura.Felipe RecondoMarcelo de Moraes AULAS COM O GUERRILHEIRO – O ex-capitão Lamarca ensina prática de tiro a funcionárias de um bancoOs arquivos do Centro de Informação e Segurança da Aeronáutica (CISA) contêm três cartas inéditas escritas em 26 de novembro de 1970 por Carlos Lamarca e apreendidas num aparelho da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), no Rio de Janeiro. Nas cartas, destinadas…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Aeronáutica entrega documentos “perdidos”
    Mais de 50 mil papéis da ditadura, que a FAB afirmava terem sido destruídos, foram para o Arquivo NacionalO Comando da aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional documentos secretos que produziu durante a ditadura e que antes afirmava terem sido destruídos. Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, foram 189 caixas com mais de 50 mil documentos acumulados entre 1964 e 1985.O acervo contém fichas pessoais, relatórios de monitoramento, instruções a militares e papéis referentes à guerrilha do…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • FAB informa que ”parte” dos papéis foi queimada
    A descoberta do lote de documentos da Aeronáutica levou o comando da Força a rever os argumentos usados em 2006. Se naquele ano a Aeronáutica afirmou que todos os documentos já haviam sido destruídos, agora informou que, na verdade, “grande parte da documentação” foi queimada. A Aeronáutica alega, ainda, que o acervo de aproximadamente 200 mil documentos “compõe-se de documentação genérica, entendida como de fortuito componente histórico, retratando a ambiência nacional então vigente”. O…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Forças Armadas podem ter mais arquivos
    Episódio coroa uma série de atritos entre civis e militares no governoA entrega dos documentos que a Aeronáutica dizia não existir é o mais novo capítulo do embate entre civis e militares no governo e indica que as Forças Armadas podem ter mais arquivos secretos. A evidência de que a FAB descumpriu ordem dada pela Casa Civil e de que documentos foram omitidos do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do vice-presidente José Alencar, que chefiou a pasta, deve gerar novos embates entre ministros….
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Aeronáutica entrega arquivo secreto dado como destruído
    São 189 caixas, com 50 mil papéis de 1964 a 1985, com relatos sigilosos sobre Che, Fidel e Lamarca, entre outrosFelipe Recondo e Marcelo de Moraes Após quatro anos de pressão do governo, a Aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional, no início do mês, pelo menos parte dos documentos secretos que produziu durante a ditadura militar. A própria Aeronáutica informara anteriormente que esses itens haviam sido destruídos, o que reaviva a suspeita de que as Forças Armadas mantêm escondidos papéis…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Bimotor cai na Serra do Curral e mata pai e filho
    Avião se chocou com a montanha no início da manhã desta sexta-feira (26), quando o local estava encoberto por forte neblina Elemara Duarte e Flórence Couto O choque de um avião bimotor Cessna 310, prefixo PT-OID, a cinco metros do topo da Serra do Curral, na manhã desta sexta-feira (26), provocou a morte do piloto, Tanus Sales, 76 anos, e do filho dele, Rafael Tanus Pascoal Sales, 27, que também tinha brevê para pilotar. De acordo com bombeiros que fizeram o resgate dos corpos, no momento do…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Porta-aviões dos EUA faz campanha para Boeing no Rio
    WILSON TOSTADepois de 16 dias socorrendo vítimas do terremoto no Haiti, o porta-aviões norte-americano USS Carl Vinson chegou hoje à Baía de Guanabara em outra missão de socorro, desta vez em favor da Boeing, autora de uma das propostas para vender 36 caças ao Brasil no projeto FX-2, de US$ 10 bilhões. Tendo a bordo 60 aviões, entre eles alguns F-18 Super Hornets – que a empresa oferece na disputa contra os Rafale da francesa Dassault e os Grippen da sueca Saab -, a embarcação de 332,85 metros,…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • EUA dão última cartada para vender caças
    Americanos dizem que escolha de seu Boeing F-18 facilitaria a negociação para a compra de aviões da Embraer por Washington. Como negócio não está na praça, é visto por brasileiros como conversa de vendedor; modelo de caça francês é o atual favorito do governo.IGOR GIELOWEm uma última cartada para tentar reverter a escolha do francês Dassault Rafale como novo caça da FAB, os Estados Unidos sugeriram ao Brasil que uma eventual seleção de seu Boeing F-18 facilitaria a negociação para a compra de…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Direito de todos, privilégio de poucos
    Qualquer cidadão brasileiro pode se candidatar a viajar sem custo em um dos aviões da FAB. Mas é quase impossível embarcar. Apadrinhados por militares de alta patente costumam passar à frente na lista de espera, que é organizada por prioridadesSaulo AraújoMuita gente não sabe, mas viajar para qualquer lugar do Brasil sem nenhum custo é possível. Por meio de uma inscrição feita sem muita burocracia numa sala do Correio Aéreo Nacional (CAN)(1), que fica no VI Comando Aéreo Regional (VI Comar),…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Gol prevê dobrar margem operacional para 13% em 2010
    Alberto KomatsuSão PauloA Gol Linhas Aéreas quer crescer até 18% em volume de passageiros transportados em 2010, a mesma taxa que prevê para a expansão da demanda por voos domésticos no mercado. A segunda maior companhia aérea brasileira também pretende alcançar uma margem operacional de 13% este ano, praticamente o dobro do resultado do terceiro trimestre de 2009, de 6,6%. “O Brasil está num momento muito bom, com o crescimento da nova classe média. Cada vez mais pessoas estão preparadas para…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Governo se torna sócio da Avibrás
    Dívidas da principal fabricante de produtos militares do País com a União serão transformadas em participaçãoRoberto GodoyA Avibrás Aeroespacial, principal fabricante de produtos militares do País, vai ganhar um sócio: o governo federal. O grupo, de São José dos Campos, terá a participação do sistema financeiro da União na proporção de 15% a 25% – isso ainda está sendo discutido. Não haverá aporte direto de dinheiro. Na forma prevista na Lei 11941/09, a presença dos recursos será efetivada por…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Centro de Lançamento da FAB lança com sucesso foguete de treinamento
    O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançou (25/02) com sucesso um Foguete de Treinamento Básico (FTB), na primeira campanha operacional do ano. A Operação Barreira I aconteceu no meio da tarde no Rio Grande do Norte, com a presença do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, do presidente da Agência Especial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, do Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, Comandante do…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa inaugura instalações administrativas e de saúde
    O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa inaugurou o Centro de Facilidades e a 1ª fase de readequação do Esquadrão de Saúde Reforçado de Lagoa Santa. A solenidade, realizada no dia 23 de fevereiro, contou com a presennça do comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. O Centro de Facilidades nasceu da necessidade de concentrar atividades e serviços voltados para os inativos, pensionistas, conscritos e outros usuários que não têm ligação direta com a rotina…
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Bombardier vende 80 jatos da Série C nos EUA
    A Bombardier Aerospace anunciou na semana passada que vendeu 80 jatos da nova Série C à Republic Airways Holdings (RAH), dos Estados Unidos. Pelo contrato assinado entre executivos das duas empresas, a RAH comprou 40 unidades do avião CS300 e tem direito de comprar para mais 40 unidades do mês mo modelo. Pelo preço de tabela, o valor do negócio chega a US$ 3 bilhões; caso a opção de compra também seja exercida, o valor sobre para US$ 6,3 bilhões….
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Iberia retoma voo direto para Washington (EUA) dia 29
    A Iberia decidiu retomar o serviço direto para Washington, a capital dos Estados Unidos, no próximo dia 29. Serão tres voos por semana – segundas, quartas e sextas. O número aumenta para quatro voos semanais entre junho e agosto, a fim de atender o aumento da demanda nos meses de verão. O avião desse serviço será o Airbus A340….
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Aeronáutica tem cartas inéditas de Lamarca
    Os arquivos do Centro de Informação e Segurança da Aeronáutica (CISA) contêm três cartas inéditas escritas em 26 de novembro de 1970 por Carlos Lamarca e apreendidas num aparelho da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), no Rio de Janeiro. Nas cartas, destinadas a companheiros de guerrilha, Lamarca mostra preocupação com o que chama de “parada” de outros grupos de combate à ditadura militar….
    Mar-01 – 2010 | More ->
  • Aeronáutica entrega arquivo secreto
    Após quatro anos de pressão do governo, a Aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional, no início do mês, pelo menos parte dos documentos secretos que produziu durante a ditadura militar. A própria Aeronáutica informara anteriormente que esses itens haviam sido destruídos, o que reaviva a suspeita de que as Forças Armadas mantêm escondidos papéis sigilosos da ditadura….
    Feb-28 – 2010 | More ->
  • Forma freta B-767 da Gol/Varig para Orlando (EUA)
    ATIBAIA – A Forma Turismo, que atua no segmento de turismo para jovens, fechou um contrato com a Gol/Varig: a operadora fará 25 fretamentos integrais para Orlando, nos Estados Unidos, utilizando o Boeing 767, que tem capacidade para 250 passageiros. Os voos diretos GRU-Orlando-GRU serão no mês de julho….
    Feb-27 – 2010 | More ->
  • Gol inicia feirão de passagens no fim de semana
    A Gol está realizando uma grande promoção de passagens aéreas das 20h desta sexta-feira até as 6h do dia 1° de março. Por meio da ação, clientes poderão comprar, segundo a companhia, “os bilhetes mais baratos do mercado, contando com boas opções de parcelamento”….
    Feb-27 – 2010 | More ->



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s